Ir para conteúdo
Voz Operária

Brasil, 2022

  • INÍCIO
  • SOBRE
    • Contato
  • EDITORIAIS
    • Colunas
  • CONTRIBUA
    • Doações
    • Participe
  • pesquisar

CARTA DE SOLIDARIEDADE AO VEREADOR LEONEL BRIZOLA NETO

14 de abril de 2017 Voz Operária Avaliação Deixe um comentário

“A acusação é irracional, haja vista que o vereador sempre foi oposição ao governo de Eduardo Paes. Assim como seu avó, o ex-governador Leonel Brizola, que foi vítima de constantes ataques da Rede Globo”

Nós, do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP/RJ) e a Juventude Comunista Avançando (JCA/RJ), nos solidarizamos com o vereador, eleito democraticamente, Leonel Brizola Neto, pelo recente ataque promovido pelo Judiciário e a Mídia, que de maneira repugnante, vinculou-o, por meio de suposição ao ex-prefeito Eduardo Paes que teria financiado sua campanha. A acusação é irracional, haja vista que o vereador sempre foi oposição ao governo de Eduardo Paes. Assim como seu avó, o ex-governador Leonel Brizola, que foi vítima de constantes ataques da Rede Globo, cabe lembrar que o vereador Leonel Brizola Neto denunciou os esquemas fraudulentos da Rede Globo na administração do Museu do Amanhã e na Secretaria Municipal de Educação.

Na política fluminense, Leonel Brizola Neto é fidedigno ao trabalhismo, às causas nacionais e populares: por essa razão é atacado.

Como havíamos sinalizado, no desenrolar do golpe imperialista, que se consumou no dia 27 de outubro de 2016, já denunciávamos o caráter anti-político, com o viés de formação de um regime comandado pelos Juízes, com o apoio da grande mídia e do imperialismo norte-americano.

O fato é que, após a mídia anunciar que as votações das reformas da previdência e trabalhista estavam inviabilizadas, em razão da fragmentação do campo político da coalizão golpista 1 , o judiciário e a mídia, a serviço do imperialismo, decidiram pressionar os parlamentares, através de abertura de inquéritos, envolvendo a maioria dos partidos, para angariar apoio na votação das reformas.

Havia um consenso, no interior da coalizão golpista, da necessidade de derrubar o governo Dilma e reverter os seus programas sociais: para isso, foi construída a operação golpista lava-jato, que tem objetivos de eliminar o PT, Lula e toda a esquerda. No processo, era necessário criar um cenário de instabilidade econômica e política para justificar o golpe de Estado e a perseguição à esquerda. Por causa da operação golpista da lava-jato, o prejuízo no PIB Brasileiro foi de 140 bilhões, enquanto Janot e Moro se vangloriam que recuperaram apenas 4 bilhões, sem levar em consideração o desemprego e estagnação da economia.

Porém, no aspecto econômico e político, a cisão da coalizão golpista surge quando há um conflito de interesses entre setores da burguesia brasileira e o imperialismo norte americano. Confiavam que, após o golpe, ambos seriam beneficiados ao impor uma agenda neoliberal, impopular, anti-sindical, anti trabalhista e lesa-pátria. Nesse aspecto, o setor de petróleo e gás, a indústria naval, construção civil pesada, a mineração, a indústria da carne, frigoríficos e o agronegócio estão sendo destruídos para serem substituídos, para beneficiar as empresas estrangeiras. Em recente balanço da FIESP, esta registrou prejuízo, na indústria paulistana após o golpe, e nos frigoríficos brasileiros: as exportações despencaram e muitos frigoríficos foram fechados e um consórcio norte americano, que será responsável pelo processamento de carne e eliminará a participação do capital nacional nos mercados brasileiro e exterior. No judiciário, o conflito se dá com a disputa entre os grupos de Gilmar Mendes, que visa isentar seus parceiros políticos do PSDB/PMDB/DEM, e o grupo representado por Rodrigo Janot, que visa impor uma ditadura do judiciário, perseguindo os partidos políticos, que se consumará na cassação do mandato de Michel Temer, com a inviabilização dos presidentes da Câmara e Senado, através de uma eleição indireta de um nome como o da Ministra Carmen Lúcia. Devemos lembrar que Janot criticou o veto dos parlamentares, contrários às 10 medidas supostas contra a corrupção.

O Judiciário e a Mídia utilizam um pretexto fraudulento de que o maior problema do Brasil é a corrupção. Em dados oficiais, a corrupção desviou 40 bilhões de reais até 2015, enquanto se registram desvios gigantescos em evasão de divisas: apenas em 2011, o Brasil perdeu 490 bilhões de reais, na sonegação de Impostos: em 2014, registou 501 bilhões de reais; e até outubro de 2015 foram mais 550 bilhões, que fazem falta no investimento em infra estrutura. No ano de 2016, o Brasil perdeu 150 bilhões de reais na Dívida Pública: em 2015, até 31/dez, esta consumiu R$ 962 bilhões correspondente à 42% do gasto federal. Isso deixa evidente que o debate da corrupção é apenas um pretexto moralista para escamotear os graves problemas no Brasil.

A história do Brasil é predominantemente a de uma sucessão de golpes de Estado e ditaduras: o regime democrático durou apenas 47 anos, ou seja, a burguesia brasileira, que transitou do escravismo ao capitalismo industrial e hoje está ancorada no mercado financeiro, é por essência anti-democrática e anti-popular. O projeto golpista visa desmoralizar a política: fala-se muito da corrupção dos políticos, que são eleitos pelo povo, enquanto o Judiciário, a Mídia, o empresariado e os militares, que também praticam corrupção, estão isentos de críticas. A política no Brasil sempre foi espaço dos ricos, e a participação do povo sempre foi negada. A única forma que o povo dispõe para mudar esse quadro é se organizando e participando da política: seja nos sindicatos, nas associações de moradores, nos movimentos sociais, nos partidos políticos.

É ilusório, como afirma a esquerda pequeno burguesa, que critica à lava-jato apenas por sua seletividade (tem apenas por finalidade não atingir o PSDB). A atual lista de Fachin cita o tucano Aécio Neves (o primeiro a ser comido, segundo Romero Jucá), em contrapartida, isenta o campo majoritário do PSDB, representado pelo Geraldo Alckmin e o artificial pré-candidato João Dória. Essa ação se justifica para legitimar o tribunal de exceção de Curitiba e afagar a opinião pública, moldada pela mídia golpista: inclusive preparam uma superprodução homenageando Sérgio Moro e a lava-jato, fazendo propaganda e pré julgamento de uma operação em curso em filme.

Outra ilusão é apostar nas eleições em 2018, sem combater o golpe em curso, acreditando que os golpistas entregarão o poder político, após um golpe em 2016. Nossa pauta é para que nós lutemos para garantir que haja eleições em 2018, que a democracia seja restabelecida e que sejam revogadas todas as medidas dos golpistas, desde o governo interino de Michel Temer.

Estão colocadas duas alternativas para a segunda fase do golpe de estado: a primeira diz respeito a realizar eleições não democráticas em 2018, cassação do Lula e do registro dos partidos de esquerda, restringir o tempo de propaganda eleitoral, não realizar debates, impor mudanças substanciais no regime eleitoral; a segunda opção, dado o acirramento, mesmo transitório, entre o imperialismo e a burguesia nacional, concomitante com as mobilizações sindical e popular contra as medidas do golpe, desencadeará uma intervenção militar com tropa na rua e eleição indireta, por este congresso desmoralizado, de um nome com o da ministra do STF Carmen Lúcia.

Cabe aos setores anti golpistas defender um programa popular, democrático, patriótico, em defesa dos direitos dos trabalhadores e do desenvolvimento do Brasil.

Abaixo a ditadura do judiciário!

Só pode governar quem tem voto popular!

Em defesa de todos os perseguidos políticos do golpe!

Pela revogação de todas as medidas do golpe!

Em defesa dos direitos dos trabalhadores!

Em defesa do Brasil!

Derrotar o golpe e o golpismo!

Resistir e retornar a ofensiva!

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/06/politica/1491506932_713258.html

http://www.valor.com.br/brasil/4841782/industria-paulista-fecha-1525-mil-vagas-em-2016-aponta-fiesp

http://www.opovo.com.br/noticias/economia/ae/2016/11/atividade-da-industria-paulista-cai-0-9-em-outubro-ante-setembro-diz.html

http://jornalggn.com.br/noticia/ataque-a-industria-de-carnes-e-mais-um-capitulo-do-desmonte-por-pedro-celestino

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/04/em-jantar-na-casa-de-katia-abreu-renan-lidera-fritura-do-governo-temer.html

http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000785060/mpf-j%C3%A1-estima-preju%C3%ADzo-da-lava-jato-em-r-40-bilh%C3%B5es.html

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/impacto-da-lava-jato-no-pib-pode-passar-de-r-140-bilhoes-diz-estudo.html

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

brizoladireitaDireitosditaduraeleiçõesesquerdagolpegolpismojuízesLava Jatolulalutamilitarespclcpredeglogoriorio de janeirosolidariedadetrabalho

Navegação de posts

Previous Post: Mais uma vez, um filho do nosso povo é baleado e morto pela PM
Next Post: PELO DIREITO A MORADIA

Siga nas redes sociais

  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Spotify
  • Google

RSS PODCAST LIVE

  • 08 - Afeganistão: O que significou a permanência e saída estadunidense?
  • 07 - Ciberativismo: Objetivos e Limites (com @LucasFionda)
  • 06 - Poder Preto (com Bruno Lumumba)

OS MAIS VISTOS

Amigo de Bolsonaro tem 117 fuzis apreendidos
100 conquistas da Revolução Russa. O socialismo deu errado para quem?
Desde 1965, com ajuda dos EUA Grupo Moreira Sales explora nióbio brasileiro, mas o deputado da extrema-direita culpa China
Militares financiam extrema direita na Espanha com o tráfico de cocaína
Cocaína apreendida no avião da comitiva presidencial foi fornecida pelo chefe do tráfico do Morro do Dendê
Defesa de Junho de 2013 é parte do golpe no Brasil

Publicações


Conheça o Voz Operária RJ. 
Contribua com a imprensa popular e democrática.

Siga @VozOperariaRJ

  • Medium
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • VK
Follow Voz Operária on WordPress.com
Crie um site ou blog no WordPress.com
  • Seguir Seguindo
    • Voz Operária
    • Junte-se a 681 outros seguidores
    • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
    • Voz Operária
    • Personalizar
    • Seguir Seguindo
    • Registre-se
    • Fazer login
    • Copiar link curto
    • Denunciar este conteúdo
    • Ver post no Leitor
    • Gerenciar assinaturas
    • Esconder esta barra
%d blogueiros gostam disto: