Grande ato contra a Privatização da CEDAE! 25/07, às 13h.

Todos ao ato contra a privatização da CEDAE!

Dia: 25/07

Horário: às 13h

Local: Avenida Presidente Vargas 670

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, CEDAE, está ameaçada de privatização pelo Governo Golpista de Michel Temer. A exigência faz parte das condições do Governo Federal para renegociar a dívida do estado do Rio de Janeiro e liberar um empréstimo de 3,5 bilhões ao estado, porém anualmente o lucro da CEDAE é de 8 bilhões! Essa privatização vai agravar ainda mais a crise no Rio de Janeiro, atingindo os cofres do estado, gerando desemprego e servições mais caros e de péssima qualidade para população fluminense.

Quem defende a privatizar a CEDAE, acusa as inúmeras falhas da empresa estadual, como reclamações diversas, desde falta d’água a atrasos na execução dos serviços, falta de saneamento básico nas comunidades e tratamento de esgoto deficitário.

Estudo elaborado pela Unidade Internacional de Pesquisa de Serviços Públicos (PSIRU), Instituto Transnacional (TNI) e Observatório Multinacional, publicado em 2014, informa que ocorreram 180 casos de reestatização no mundo de empresas de saneamento nos últimos 15 anos. Os principais motivos são: promessas falsas das empresas privadas; tarifas altas; priorização do lucro em detrimento do atendimento a população mais pobre: pouca transparência e dificuldade de monitoramento. (https://www.tni.org/en/publication/here-to-stay-water-remunicipalisation-as-a-global-trend)

Anúncios