Documentários sobre Fidel e a Revolução Cubana.

Fidel Alejandro Castro Ruz, nascido em 1926, foi a maior figura política revolucionária da América Latina, o comandante-chefe de Cuba, faleceu no dia 25 de novembro de 2016. O heroísmo do povo cubano inicia a luta pelo socialismo e resistência das lutas latinoamericanas. A Revolução Cubana é um exemplo na conjuntura atual, onde o Imperialismo inicia uma nova Operação Condor.

UM DIA COM FIDEL
Direção: Gianni Minà

Documentário feito por Gianni Minà com base em uma entrevista que o jornalista italiano fez ao Comandante-Chefe.

BLOQUEIO: A GUERRA CONTRA CUBA

Daniel Desaloms e Carolina Silvestre

http://www.pcoe.net/CINE/bloqueo%20la%20guerra%20contra%20Cuba.html?docid=-7078502087173689676

Conforme demonstrado no documentário Bloqueo: a guerra contra Cuba, dirigida por Daniel Desaloms e apresentada pelo seu produtor e roteirista, a jornalista argentina Carolina Silvestre, na sala Charles Chaplin da capital cubana.

“Sou militante de fatos e não de palavras”, ratificado entusiasmado diante de uma audiência composta por Ricardo Alarcón de Quesada, presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular; Felipe Pérez Roque, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e centenas de estudantes universitários e programas da Revolução.

Seu breve discurso, que destilou a paixão de pertencer à intelligentsia sincera do continente que carrega suas mochilas dos ideais de milhares de jovens assassinados por ditaduras militares, denunciou essa política imperial, que causou perdas a Cuba por mais de 86 bilhões de dólares e seu objetivo é anexar o país.

O objetivo do filme, disse o cineasta, é também informar a comunidade internacional sobre o alto custo humano e material deste bloqueio.

Bloqueio: a guerra contra Cuba narra as consequências da violência econômica contra este país através de entrevistas com Alarcón, Pérez Roque, o vice-chanceler Abelardo Moreno, o economista Juan Triana e outros cubanos de diferentes ocupações e setores sociais.
O trabalho localiza o espectador no tempo, espaço e caráter do processo político iniciado no calor do triunfo do Movimento 26 de julho e expõe fragmentos do cotidiano de Havana, acompanhados pelo chamado ancestral dos tambores africanos que se abrem, como Elegguá, os caminhos do resistência

Sem dúvida, o documentário segue a trilha do New Latin American Cinema. As entrevistas com o diretor Fernando Birri são uma maneira de, de grande mentalidade, encontrar em suas abordagens a rota insurgente de nossa identidade cinematográfica. Ao mesmo tempo, é um pedestal de onde todas as pessoas que todos os dias são ignoradas pelos meios de comunicação de massa estão levantando a voz.

Anúncios