Brasil levará 10 anos para recuperar empregos

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil só recuperará a taxa de 6,8% de desemprego, registrado em 2014 durante o governo Dilma Rousseff, só daqui a dez anos.  Isso significa que o país pode levar uma década para voltar ao nível de desemprego que tinha antes da crise econômica e do golpe, isso caso as previsões de crescimento de ritmo esperado se mantenham. 

O Banco Central projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça por volta de 2,5% em 2019. Outros institutos, tais como: FGV e Ipea possuem dados parecidos, 2,4% e 2,7% para 2019, respectivamente. 

Segundo o Presidente do Banco Central, Alexandre Schwartsman, o crescimento reduzido da taxa de emprego se deve a lenta retomada da economia, os adiamentos dos investimento e a baixa demanda. Somente os empregos informais, mais precarizados, sem direitos e com salários mais baixos que cresceram.  A desocupação, segundo Ibre, é estimada na média de 12,2% em 2018, o que faria deste ano o segundo pior da série histórica.

Podem se levar muito mais que uma década ou a situação se agravar caso as medidas já anunciadas pelo governo Bolsonaro eleito na fraude sejam aplicadas. Seu governo articula uma série de ataques contras os trabalhadores, tais como: a aprovação de uma nova Reforma Trabalhista mais cruel, medidas de austeridade e o plano de privatizações apresentado por Paulo Guedes. O que abalará a já fragilizada economia nacional. 

Essas políticas neoliberais, associado a política externa desastrosa e de submissão aos interesses dos Estados Unidos (que pode afastar parceiros econômicos importantes como China, países árabes e latinos), combinadas com as ações já adotadas pelo governo golpista Temer, assim como: a PEC 55 e a Reforma Trabalhista, levará inevitavelmente ao aumento do desemprego e a precarização do Trabalho, como já provaram os dados estatísticos recentes.  

Dois anos depois do inicio do golpe de Estado, promovido com o pretexto da crise econômica gerada pelas ações da Lava-Jato e boicote da oposição de direita, todos os índices econômicos ainda permanecem preocupantes, o desemprego aumentou e as perspectivas politicas para melhora da economia são ruins.

Não haverá saída para recuperar a economia nacional sem romper com o modelo neoliberal e neocolonial falido adotado pelo atual governo,  derrota do golpe, reverter as medidas antinacionais e antipovo adotadas pelo golpe. Mas antes de chegar nesse nivel, é preciso dar um passo importante, garantir a liberdade do presidente Lula, desfechando uma derrota importante contra a Ditadura. Sem a liberdade do Presidente Lula nada será possível.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s