Que desde 2016, o STF está sob tutela militar isso não é novidade para ninguém. Da sucursal entreguista do Exercito no STF ficou claro quando o então comandante em chefe das Forças Armadas, general Villas Bôas pressionou os ministros do supremo para manter o presidente Lula em sua prisão ilegal e posteriormente veio até a mídia confessar que trabalhou para manter Lula fora da eleição, possibilitando a vitória de seu aliado Jair Bolsonaro, o qual ele faz parte do conselho do GSI.
Comprovando que a Ditadura não permite nem a mínima oposição, integrantes da bancada do PSL, encabeçados pela Deputada do DF Bia Kicis, querem a revogação da Emenda Constitucional 88/2015, conhecida como PEC da Bengala.
Com essa atitude governo militar, eleito pela fraude eleitoral, pode novamente coloca em debate a possibilidade de reduzir a idade de aposentadoria dos Ministros do STF. A ideia é enviar para o Congresso Proposta de Emenda Constitucional que reduza a idade de aposentadoria dos Ministros do STF de 75 anos para 70 anos. A mudança proporcionaria a abertura de três vagas no STF, levando a aposentadoria os Ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Lembrando que Marco Aurélio é o Ministro que está o processo envolvendo o caso de lavagem de dinheiro de Flávio Bolsonaro no COAF.
Em 2015, quando o golpe já estava em marcha, o Congresso aprovou a chamada PEC da Bengala, que ampliou a idade limite de aposentadoria dos Ministros de 70 para 75 anos, para evitar que a Presidente Dilma indicasse novos Ministros para o SFT. Na ocasião o então deputado Jair Bolsonaro havia votado à favor.
O presidente do SFT Dias Toffoli, que tem como assessor o general Ajax Porto Pinheiro, havia se colocado contra a redução da idade dos Ministros por chamar de “inconstitucional”.