Presidente Maduro anuncia rompimento das relações com Colombia

Hoje, sábado (23), às 15h (16h, Brasília) em Caracas, Venezuela, o presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou em discurso ao povo venezuelano que as relações políticas e diplomáticas com o governo fantoche da Colômbia estavam rompidas até o fim das ameaças de guerra. O presidente também deu ordem de que os embaixadores e cônsules colombianos tem 24 horas para deixar a Venezuela. Um mês atrás (23 de janeiro), Maduro também pôs fim às relações com os EUA, em resposta à tentativa de golpe encabeçada pela administração Trump.

A decisão vem depois das provocações feitas durante esses últimos meses, que atingiu seu ponto alto hoje, quando o governo colombiano tentou forçar a entrada da “ajuda humanitária” estadunidenses nas fronteiras venezuelanas.

Envergonhado ao ver que seus decretos presidenciais só poderiam ser feitos via Twitter, o autoproclamado “presidente interino” da Venezuela, Juan Guaidó, aproveitou que foco das atenções se voltou para a fronteira para “abandonar o posto” de “presidente interino” e fugiu para a Colômbia.

Atualmente o governo colombiano tem atuado junto aos EUA e União Europeia na guerra econômica contra a Venezuela, que resultou na crise financeira que assola o país. Ivan Duque também tem armado mercenários e infiltrado seus agentes nas fileiras da guarda nacional bolivariana, como denunciou o presidente Maduro a partir de fontes da inteligência russa e chinesa em dezembro do ano passado (2018).

Em maio do ano passado, o governo colombiano anunciou que entraria para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) membro observador. Desde então, o país, que historicamente vem servindo como base militar para as aventuras militares e paramilitares dos EUA, tem aumentado o tom, conspirado política e militarmente, realizando inúmeras provocações contra o vizinho.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s