Neste 26 de fevereiro, o Secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, que o imperialismo dos Estados Unidos continuam seus planos de guerra contra o povo da Venezuela para roubar as riquezas do país, em especial o petróleo.
Segundo o secretário, Washington deslocou no final de semana mais tropas especiais em Porto Rico e tropas regulares para a Colômbia, aumentando a concentração de tropas na região para a guerra.
“Mostrando sarcasmo e arrogância em relação ao povo venezuelano, os EUA preparam uma intervenção militar em um país independente”, afirmou o secretário.
O Governo Bolivariano de Venezuela emitiu comunicado afirmando que o governo dos EUA, juntamente com um grupo de países subordinados, está levando uma campanha feroz para derrubar o governo da Venezuela e o presidente constitucional, Nicolas Maduro.
O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, disse que seu governo não tolerará a interferência estrangeira. “Não vamos permitir uma intervenção, nós, os venezuelanos, resolveremos nossos problemas”, disse.
O comunicado denuncia que a tentativa de violar a fronteira da Venezuela e entrar no país com cargas ilegais, no último sábado (23/02), era parte de uma operação que visava facilitar a intervenção militar estrangeira de países vizinhos, como parte da tentativa de golpe de Estado abertamente promovida pelo governo dos EUA.