O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, através da Porta-Voz Maria Zajárova, denunciou na manhã dessa sexta-feira (15) que o apagão que ocorreu ao longo 5 dias na Venezuela realizou-se no exterior.
“O ataque foi realizado por uma ‘ação complexa à distância’ contra o sistema de controle das principais centrais elétricas da Venezuela, que contam com equipamentos fabricados no Canadá. Todos os algoritmos de operações e pontos vulneráveis dos equipamentos são bem conhecidos pelo organizador direto da agressão”, destacou a chancelar russa.
A chancelaria também indicou que o serviço secreto dos Estados Unidos mantém contato com o narcotráfico na Colômbia e Venezuela para promover atentados terroristas. Também destacou que os autores materiais e intelectuais do apagão, que resultou em danos materiais e mortes, serão responsabilizados nos Tribunais Internacionais.
A Rússia repudiou as tentativas fracassadas dos EUA de tentarem impor um golpe a qualquer custo, mesmo que para isto seja necessário cometer crimes contra a humanidade e a soberania de uma nação.