Nessa segunda-feira, dia 18 de março, a Câmara dos Deputados do Haiti votou contra o governo de Jovenel Moise, provocando a queda do Primeiro-Ministro Jean-Henry Céant. Um presidente colocado no poder através de um golpe dos Estados Unidos.
Dos 103 deputados que participaram da sessão, 93 votaram a favor da saída do primeiro-ministro Céant e seu governo. Seis votaram contra e três se abstiveram.
Desde fevereiro, o povo haitiano está se manifestando contra as medidas neoliberais, antipopulares e antinacionais do governo. Desde 2005, com o golpe dos EUA, o país está mergulhado no caos.
O Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que um novo Primeiro-Ministro será indicado entre o presidente e o Congresso. Porém, o povo do Haiti exige a saída de todos os golpistas.
O exemplo de luta do povo haitiano, que foi o primeiro povo a declarar independência na América Latina, inspira a luta do povo brasileiro para derrotar o Governo Militar [Bolsonaro, Mourão, Heleno, Moro entre outros traidores]. É hora de agir, organizar e lutar contra o golpe.