EUA ameaça Bolívia com intervenção militar

Hoje, dia 22 de abril, a direita boliviana solicitou a invasão militar do Exército dos Estados Unidos para impedir a reeleição do Presidente Evo Morales, nas próximas eleições gerais, marcadas para ocorrerem em outubro de 19. Essa atitude criminosa se soma à ameaça do Senado estadunidense que aprovou uma resolução dizendo que não irá reconhecer as eleições na Bolívia. Os bolivianos consideram essa ação como a segunda tentativa de destruir a nação.

Os deputados da direita enviaram uma carta ao presidente estadunidense, Donald Trump. Esses mesmos deputados estavam à frente da tentativa de golpe de Estado (2008), ação separatista na Bolívia 2006-2008 e do Massacre de Porvenir en Pando (2008).

A direita boliviana pede que Trump aplique sanções econômicas, chamado de “ações econômicas para estrangular Bolívia”. Sendo o pedido entregue ao então embaixador estadunidense Philip Goldberg e ao Departamento de Estado dos EUA.

Logicamente, a oposição de direita boliviana é apenas um holograma político dos EUA e tais ações estão mancomunadas no plano geral de golpe de Estado contra todos os povos da América Latina.

A receita de caos adotada hoje pela oposição boliviana é a mesma usada contra a Venezuela. A direita busca gerar caos social e criar a situação favorável à intervenção norte-americana, assim destruir a soberania nacional e saquear os recursos naturais e o patrimônio do povo.

A estabilidade política, social e econômica gerada pelas políticas promovidas por Morales e a grande possibilidade de ser reeleito pelo povo, retira da direita o argumento de “fracasso dos governos de esquerda” que foi usado cinicamente conta o Brasil e Venezuela, portanto inventaram qualquer retórica mentirosa e sem fundamento para justificar o golpe e a guerra.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s