Rússia ajudará Venezuela e Cuba a superar sanções ilegais dos EUA

Em Moscou, 20 de abril de 2019, a Porta-Voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia considera ilegal as novas sanções dos EUA contra a Venezuela e Cuba e planeja fazer todo o possível para apoiar seus aliados em Caracas e Havana.

O assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, anunciou na quarta-feira [17 de abril] uma série de novas sanções contra Cuba e Venezuela, enquanto o governo Trump procura aumentar a pressão sobre as autoridades em Caracas e nos países que a apoiam.

Enquanto isso, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, disse na quinta-feira [18 de abril] que o uso da força militar por Washington contra Caracas poderia se tornar realidade e não permanecer uma mera abstração. “Os Estados Unidos estão fazendo mais e mais declarações sobre uma intervenção militar contra a Venezuela”, disse Maria Zakharova em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

A esse respeito, ela criticou uma entrevista concedida à revista Foreign Policy pelo Comandante do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), o Almirante Craig Faller. “Seu tom duro e agressivo confirma mais uma vez nossos temores de que a operação militar norte-americana na Venezuela não seja apenas uma abstração, mas uma possível realidade”, disse a diplomata russa. Questionado pela Foreign Policy sobre planos de intervenção militar dos EUA para derrubar o presidente venezuelano Nicolas Maduro em favor do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, Faller disse que o Exército “está considerando muitas opções” e “estará pronto” para lidar com todas as decisões tomadas pelo presidente “.

Maria Zakharova continuou dizendo que “os Estados Unidos estão tentando conter a influência da Rússia na Venezuela, razão pela qual estão se preparando para uma intervenção militar”. Ela acrescentou que, de acordo com relatos, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, instruiu o Pentágono a desenvolver um plano para responder à suposta interferência da Rússia nos assuntos venezuelanos.

“Gostaríamos de reafirmar mais uma vez que a Rússia está atuando na Venezuela em coordenação com o governo legítimo do país. Nós lidamos com autoridades legítimas, enquanto os Estados Unidos lidam com impostores. As alegações dos Estados Unidos sobre a interferência da Rússia nos assuntos da Venezuela são ridículas “, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s