MILITARES UNIDOS PELA DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO

No último dia 30 de abril, o ministro olavente, Abraham Weintraud, confirmou o corte em 30% em verbas de universidades federais. Ele assumiu que a medida é de carácter ideológico e afirmou que visa “punir” universidades envolvidas em ações de “balbúrdia”.

Os reitores alegam que o corte de 30% na verbas inviabilizam instituições. São universidades muito precarizadas com os sucessivos ajustes fiscais e a PEC 55 [que congelou os investimentos na educação, saúde e infraestrutura por 20 anos].

Anteriormente, os militares já haviam anunciado que iriam reduzir à verba para faculdades de ciências humanas e filosóficas. Usando o argumento falacioso de priorizar “ciência produtiva” e evitar “ideologia”. Ignorando que as ciências exatas estão intercaladas com as humanas, porque o processo e o uso da lógica está diretamente relacionado ao uso da ciência humana da filosofia.

Esse cretinismo parte dos mesmos militares que deram o golpe de 2016. A partir daí, os golpistas demoliram a ciência e tecnologia nacional, fecharam empresas de engenharia e laboratório por todo país, entregaram a Embraer, acabaram com o programa espacial brasileiro, prendera o Almirante Othon [pai do programa nuclear], boicotaram o programa nuclear, atacaram a indústria agroindustrial da carne brasileira e entre outras ações.

Portanto, os mesmos militares que dilapidaram a ciência nacional tem a desfaçatez de argumentar que a “medida prioriza as ciência exata”. Na realidade, trata-se de mais um ataque para atacar a ciência nacional e privatizar as universidades.

Deixar na penúria as faculdades humanas não reduzirá a oposição ao golpe de Estado em curso. Não são das universidades que surge a oposição ao regime, mas surge no seio do povo a partir das próprias ações da Ditadura.

Os militares são inimigos da ciência, tecnologia e educação nacional, porque estão dedicados à abrir mão da nossa soberania aos interesses do imperialismo norte-americano. Sem derrubar a Ditadura militar e o golpe de Estado em curso não haverá vitória para educação, ciência e tecnologias nacional.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s