Chomsky: Irã desafia NeoCons dos EUA

O cientista político Noam Chomsky diz que o Irã é alvo de pressões e chantagens dos EUA, para “desafiar com sucesso” a hegemonia estadunidense.

“O Irã ainda é culpado do crime de desafiar desde o bem sucedido levante de 1979 que derrubou o ditador apoiado pelos EUA (último xá do Irã, Mohamadreza Pahlavi) “, Chomsky escreve em um artigo publicado quarta-feira, dia 22 de maio, na revista In These Times.

O cientista também acredita que os falcões da administração dos EUA estão “contando histórias e inventando pretextos para atacar o Irã, a fim de pôr fim a essa revolução bem-sucedida”.

O artigo conta como o Irã “é um pilar do controle dos EUA. no Oriente Médio, juntamente com a Arábia Saudita e Israel “durante o tempo do Xá, tornou-se após a vitória da Revolução Islâmica em 1979 um elemento indesejável para Washington em um Oriente Médio rico em petróleo.

O Irã não representa uma ameaça à paz mundial

O cientista político também rejeita as afirmações de autoridades dos EUA de que o Irã representaria uma ameaça à paz mundial devido ao suposto desenvolvimento de seu programa nuclear, apesar do fato de que a inteligência dos EUA Reconheceu em 2007 e 2012 que o programa iraniano não tinha um caráter militar.

“A doutrina militar iraniana é estritamente ‘defensiva … projetada para impedir uma invasão e forçar uma solução diplomática para as hostilidades'”, diz o intelectual.

Segundo Chomsky, também haveria muitas maneiras de acabar com essa suposta ameaça iraniana. Uma delas foi o acordo nuclear de 2015, do qual Washington saiu. A segunda maneira seria avançar para um Oriente Médio livre de armas nucleares, uma proposta defendida pelo Irã, mas rejeitada por Washington para proteger o arsenal atômico de Israel.

Na verdade, o analista acredita que a elite dominante dos EUA Não está preocupado com o programa nuclear iraniano, mas usa-o como um pretexto para pressionar o Irã e marginalizá-lo na Ásia Ocidental.

Quando o Irã era governado pelo Xá havia pouca preocupação com as intenções de Teerã de desenvolver armas nucleares.

Anúncios

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s