Chomsky: Irã desafia NeoCons dos EUA

O cientista político Noam Chomsky diz que o Irã é alvo de pressões e chantagens dos EUA, para “desafiar com sucesso” a hegemonia estadunidense.

“O Irã ainda é culpado do crime de desafiar desde o bem sucedido levante de 1979 que derrubou o ditador apoiado pelos EUA (último xá do Irã, Mohamadreza Pahlavi) “, Chomsky escreve em um artigo publicado quarta-feira, dia 22 de maio, na revista In These Times.

O cientista também acredita que os falcões da administração dos EUA estão “contando histórias e inventando pretextos para atacar o Irã, a fim de pôr fim a essa revolução bem-sucedida”.

O artigo conta como o Irã “é um pilar do controle dos EUA. no Oriente Médio, juntamente com a Arábia Saudita e Israel “durante o tempo do Xá, tornou-se após a vitória da Revolução Islâmica em 1979 um elemento indesejável para Washington em um Oriente Médio rico em petróleo.

O Irã não representa uma ameaça à paz mundial

O cientista político também rejeita as afirmações de autoridades dos EUA de que o Irã representaria uma ameaça à paz mundial devido ao suposto desenvolvimento de seu programa nuclear, apesar do fato de que a inteligência dos EUA Reconheceu em 2007 e 2012 que o programa iraniano não tinha um caráter militar.

“A doutrina militar iraniana é estritamente ‘defensiva … projetada para impedir uma invasão e forçar uma solução diplomática para as hostilidades'”, diz o intelectual.

Segundo Chomsky, também haveria muitas maneiras de acabar com essa suposta ameaça iraniana. Uma delas foi o acordo nuclear de 2015, do qual Washington saiu. A segunda maneira seria avançar para um Oriente Médio livre de armas nucleares, uma proposta defendida pelo Irã, mas rejeitada por Washington para proteger o arsenal atômico de Israel.

Na verdade, o analista acredita que a elite dominante dos EUA Não está preocupado com o programa nuclear iraniano, mas usa-o como um pretexto para pressionar o Irã e marginalizá-lo na Ásia Ocidental.

Quando o Irã era governado pelo Xá havia pouca preocupação com as intenções de Teerã de desenvolver armas nucleares.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s