Na última sexta-feira, dia 31 de maio, protesto em Honduras contra a Ditadura de Juan Orlando Hernández (JOH) conduzido por professores e médicos levaram ao incêndio da Embaixada dos Estados Unidos. As manifestações desde uma semana atrás incluem bloqueios de estradas e greve nacional. Os manifestantes atearam fogo nos principais portões da sede diplomática do governo dos Estados Unidos, a quem eles culpam por manter o JOH ilegítimo no poder, acusado pelo povo hondurenho de ter fraudado as eleições.
Da embaixada dos EUA em Tegucigalpa, capital do país, o almirante Craig Faller, comandante do Exército Sul dos EUA, dita as ordens para os golpistas hondurenhos.
Honduras passa por uma profunda crise econômica, social e política por conta do programa neoliberal que foi aplicado após o golpe militar que derrubou o governo democraticamente eleito de Manuel Zelaya, em 2009. Sendo uma das principais rotas do narcotráfico que vem da Colômbia rumo aos EUA, o país está dominado por narcotraficantes que tomaram o poder do Governo Federal.
85 % dos imigrantes que tentam atravessara a fronteira dos EUA nas caravanas são de Honduras. Com uma população de 9,1 milhões de pessoas, a pobreza atinge 60% dos hondurenhos e 23% das crianças são subnutridas, atingido os 40% em alguns períodos, segundo dados das Nações Unidas.

Um comentário