Política econômica do golpe cria recorde de subocupados e desalentados

Na última semana, o IBGE divulgou os dados [1] de uma nova PNAD contínua e os resultados são desastrosos e revelam o fracasso da política econômica pós-golpe: o Brasil bateu o recorde de subocupados e o desemprego segue altíssimo.

De acordo com o instituto, a taxa de desemprego foi de 12,5% e a taxa de subutilização de 24,9% no trimestre encerrado em abril de 2019. Assim, a taxa da população desocupada aumentou 4,4 (552 mil pessoas a mais) em relação ao trimestre anterior, atingindo o número total de 13,2 milhões de pessoas, um dos patamares mais altos desde o início da série histórica, em 2013.

O dado mais alarmante, contudo, foi a taxa da população subocupada – pessoas que trabalham menos do que gostariam mais o número de desempregados – , com 28,4 milhões de pessoas e o recorde da série histórica.

O desalento, pessoas que desistiram de procurar trabalho, também aumentou e bateu o recorde da série: 4,9 milhões de pessoas.

Tais números da série histórica do IBGE mostram um aumento drástico do desemprego, do desalento e da taxa de subutilização da força de trabalho a partir do golpe de 2016, um processo político extremamente prejudicial para os trabalhadores, cujos efeitos nocivos estão longe de terminar, mas, muito pelo contrário, recrudescem a cada dia. A PNAD mostra que, no curto prazo, não há nenhuma perspectiva boa para a população no que tange ao desemprego e na subutilização da força de trabalho.

Sem a retomada de uma política econômica popular que privilegia a criação de emprego, renda e estimule o consumo, a população brasileira seguirá sendo arrastada para o fundo do poço.

Os números – e estes nunca mentem – estão aí para provar o desastre econômico-social promovido pela política econômica do golpe.

Notas:

[1] Os dados completos da pesquisa: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24691-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-5-e-taxa-de-subutilizacao-e-24-9-no-trimestre-encerrado-em-abril-de-2019

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s