Política golpista: desindustrialização avança e bate recorde

Produção industrial do PIB é a mais baixa da história

Os dados econômicos do último trimestre, divulgados pelo IBGE no fim de maio, indicam a atual dimensão da crise brasileira: a indústria nacional teve sua menor participação histórica no PIB.

A parcela da produção industrial nas riquezas do país foi de 10,4% no último trimestre, diminuindo 0,6% em relação ao mesmo período do ano de 2018, que indica uma agudização da crise econômica e fracasso das políticas neoliberais empreendidas pelos governos golpistas.

Para efeitos de comparação, o maior percentual de participação da indústria no PIB foi em 1986, quando o setor industrial respondeu por 27,3% da riqueza produzida nacionalmente.

Os números do IBGE mostram que o fundo do poço da crise brasileira parece não ter fim, com uma profunda aceleração do projeto de desindustrialização e perda de competitividade da produção brasileira, gerando desemprego, precarização das relações de trabalho e um recorde de pessoas subocupadas e desalentados.

Sem produção industrial não há emprego, renda, produtividade e inovação tecnológica. Com a crise da indústria, inevitavelmente, os outros setores da economia serão afetados. A agenda do golpe de 2016 intensificou o grau de regressão produtiva e tecnológica do Brasil, atingindo, sobretudo, a indústria. A agenda do atual governo neoliberal não privilegia a indústria: privilegia os bancos e os especuladores financeiros.

Ao campo democrático e popular cabe denunciar o projeto neocolonial do governo golpista. Recuperar o projeto nacional é necessidade premente. Sem indústria não há soberania nacional e inserção internacional autônoma.

Notas:
Dados disponíveis em: https://valoradicionado.wordpress.com/2019/05/30/industria-atinge-menor-nivel-historico-104-do-pib-no-1o-tri-de-2019/

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s