ONU: Colômbia produz 70% da cocaína do mundo

A Presidente da Comissão das Nações Unidas Contra Drogas e Delitos [UNOCD], com sede em Viena na Áustria, apresentou relatório onde, impulsionada pela Colômbia, o tráfico de drogas teve um incremento de 25% em relação ao ano de 2016.

O relatório aponta um salto na produção de cocaína, que está majoritariamente liderado pela Colômbia, que produz cerca de 70% da cocaína mundial. Entre 2008 e 2017, foi registrada um crescimento de 50% na produção, alcançando o recorde de 1.976 toneladas de cocaína ao ano, impulsionada pelo Plano Colômbia. Segundo o informe atual, a produção mundial da cocaína subiu em 74%.

O estudo aponta que em 2018 a produção mundial de ópio cresceu, e bateu novo recorde, que foi de 7.790 toneladas no ano passado.

O relatório também aponta o crescimento de pessoas que tem dependência com drogas. Em nível mundial, cerca de 35 milhões de pessoas, cerca de 4,5 milhões mais que o ano de 2017. No mesmo ano, 47 mil morreram vitimas das drogas apenas nos Estados Unidos. O número de mortes pelo uso de drogas chegou à 585 mil em nível mundial.

Em 2017, cerca de 271 milhões de pessoas – 5,5% da população mundial entre 15 e 64 anos – usavam drogas, cifra semelhante à do ano anterior, mas 30% maior que em 2009.

O número de pessoas com transtornos mentais graves derivados do consumo de narcóticos também aumentou, de 30,5 milhões para cerca de 35 milhões em todo o mundo.

O neoliberalismo leva a humanidade ao abismo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s