Povo de Honduras vai às ruas para derrubar ditadura aliada dos EUA

Os grandes meios de comunicação seguem calados diante da brutal repressão que o governo de Juan Orlando Hernandez [conhecido como JOH] aplica contra a população de Honduras. Desde o mês de maio, protesto massivos continuam nas ruas das principais cidades do país da América Central.

O fator decisivo para desencadear a mobilização popular foi o anúncio feito pela ditadura de JOH indicando a privatização do sistema de saúde e educação pública.

Em dez anos de golpe, após a derrubada do Presidente democraticamente eleito de Manuel Zelaya, em 2009, a política neoliberal imposta ao povo hondurenho gerou uma profunda crise social, econômica e política no país. 85 % dos imigrantes que tentam atravessara a fronteira dos EUA nas caravanas são de Honduras. Com uma população de 9,1 milhões de pessoas, a pobreza atinge 60% dos hondurenhos e 23% das crianças são subnutridas, atingido os 40% em alguns períodos, segundo dados das Nações Unidas.

O Exército e os Marines norte-americanos mantém JOH no poder, enquanto a polícia se mantém em greve. Eles assumiram o controle da segurança do Estado e reprimem qualquer surto de protesto que possa surgir. Alguns setores da polícia continuam esquartejados e mantêm sua posição publica de não participar mais da repressão contra o povo.

JOH ordenou a militarização da sede do governo e a passagem de veículos e pedestres não é permitida. Pelo menos duas pessoas morreram nas mãos da polícia militar na repressão aos manifestações ocorridas nas últimas horas.

Vários feridos estão no hospital universitário de Tegucigalpa, muitos deles afetados por gás lacrimogêneo, balas de borracha ou até ferimentos por arma de fogo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s