Bloqueio total é ato de terrorismo econômico, diz Venezuela

Esse mês, o o governo dos EUA anunciou um “bloqueio total” contra os bens venezuelanos em território estadunidense, com a “justificativa” de que o governo democraticamente eleito pelo povo venezuelano em 2018 “usurpou o poder via eleições fraudadas”. O bloqueio atinge todos os ativos e propriedades do governo venezuelano nos EUA, além de impossibilitar transações do governo e autoridades venezuelanas com empresas  e empresários americanos. 

Além de imobilizar o comércio com os EUA e os ativos em território americano, o novo bloqueio pode afetar transações com outros países, aliados ou não, caso haja alguma instituição americana  operando nessas ações. As empresas estrangeiras de outros países além dos EUA também terão receio de ter relações comerciais com o governo venezuelano e sofrerem punições por isso, mesmo o bloqueio não envolvendo as empresas de fora dos EUA. 

O governo bolivariano reagiu ao bloqueio imposto pelos EUA denunciando como “terrorismo econômico” à ONU e convocando diversos atos pelo país junto aos movimentos populares e partidos aliados. Maduro também convocou todas as organizações solidárias à revolução bolivariana a se manifestarem pelo Mundo. O chamado do governo tem sido atendido pelo povo venezuelano que vem lotando as ruas de todo o país para dizer basta a guerra econômica e financeira ao país sul-americano. 

Maduro denunciou que estas medidas são ilegais perante o direito internacional e decidiu cortar os diálogos de paz que estavam sendo realizados com a oposição venezuelana. Além disso, novas medidas estão sendo tomadas pelo governo para que a capacidade produtiva do país aumente o mais rápido possível para suprimir a falta de alguns alimentos e produtos de necessidades básicas afetados pelos sucessivos bloqueios e sanções impostas pelos EUA.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s