TIAR: EUA e suas colônias aprovam tratado criminoso contra Venezuela

O governo venezuelano, sob liderança do presidente democraticamente eleito Nicolas Maduro, descreveu a decisão dos Estados Unidos e de alguns governos golpistas de países da América Latina de aplicar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) à Venezuela como “infame”.

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela chamou a medida de um crime desastroso. O documento diz que o TIAR foi imposto à América Latina pela Casa Branca no âmbito da Guerra Fria, e seu objetivo é legitimar o colonialismo e as intervenções militares na área.

É importante destacar que a única fez que o TIAR foi convocado foi pela Argentina (na Guerra das Malvinas), mas os EUA violaram o próprio tratado e ajudaram os agressores britânicos.

UM TEATRO INFAME E COMPLETAMENTE ILEGAL

No último 11 de setembro, em Washington, em nova seção da Organização dos Estados Americanos foi aprovada o Tratado Interamericano de Assistência Recíprocra [TIAR]. Juntos com os Estados Unidos votaram a favor da resolução uma lista de países que passaram por golpes de Estado, entre eles: Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Paraguai, República Dominicana e até mesmo um representante de Guaidó pela Venezuela.

A ação não tem nenhum parâmetro legal já que a Venezuela efetivou sua saída da OEA no final de abril, em um movimento catastrófico e violação das leis internacionais, reconheceu o emissário de Guaidó como “embaixador”.

A JUSTIFICATIVA PARA AGREDIR VENEZUELA

Essa não foi a primeira vez que o Imperialismo e os governos golpistas da região tentam acionar o TIAR. Em Julho desse ano, a Assembleia Nacional em desacato da Venezuela tentou reincorporar o país no tratado, porém a medida foi anulada pelo Tribunal de Justiça.

Dessa vez o argumento partiu da Colômbia, que sem apresentar nenhuma prova, vem acusando o Governo da Venezuela de abrigar e apoiar guerrilheiros colombianos. Na última semana o Regime da Colômbia vem criando diversos casos de bandeira falsa para estabelecer essa narrativa.

GUAIDÓ É FOTOGRAFADO COM LÍDER NARCOTRAFICANTE

Guaidó é fotografado com traficantes

Na última quinta-feira, dia 12 de setembro, circularam na imprensa algumas imagens do autoproclamado “presidente interino” da Venezuela, Juan Guaidó, posando ao lado de traficantes de drogras paramilitares na fronteira com a Colômbia e Venezuela.

Enquanto os EUA, através do seu governo fantoche da Colômbia acusa a Venezuela de amparar as FARC, os envolvimentos de Guaidó e o governo de Ivá Duque/Uribe com os narcotraficantes é desvendado. Sem comentar o envolvimento evidente da atual ditadura militar no Brasil com o trafico de cocaína e as milícias.

A fotografia foi tirada na ocasião do festival “Venezuela Livre”, em fevereiro desse ano. Segundo as investigações os dois homens que aparecem abraçados com Guaidó são líderes do grupo criminoso “Los Rastrojos” [A organização criminosa é da Colômbia e dedica-se ao narcotráfico e à mineração ilegal]. Os paramilitares teriam sido responsáveis por ter trasportado e cruzado a fronteira com Guaidó, apesar de ter proibido a saída de seu país.

Segundo a fonte, toda região da fronteira por onde passou Guaidó houve toque de recolher imposto pelos narcoparamilitares para impedir que o golpista fosse visto pela população local.

Seria impossível que o governo colombiano não soubesse que os narcotraficantes estava fazendo o transporte de Guaidó pela fronteira. A denúncia foi feita por uma ONG colombiana, que já solicitou apoio da ONU para preservar a segurança do seu presidente que está sofrendo ameaças de morte por conta da denúncia. Até o momento, a Comissária de Direitos da ONU, Bachelet, não se manifestou.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s