É preciso defender a imprensa operária! – Coluna

Por Gabriel Araújo

A imprensa operária vem sofrendo diversos ataques pelos golpistas, seja pela sabotagem virtual ou com ataques ao processo de distribuição de materiais físicos relacionados a temáticas de esquerda.

O caso recente de maior proporção foi o ataque da extrema-direita fascista contra o Diário Causa Operária (DCO), que é um dos organismos de imprensa do Partido da Causa Operária (PCO). Os direitistas apagaram da página do DCO mais de 4 mil artigos, que totaliza 4 anos de trabalho. 

A ofensiva contra o PCO surge em um momento onde o partido conseguiu consolidar sua TV 24 horas, que é a Causa Operária TV, que vem denunciando o golpe e o fascismo no Brasil. Inúmeras figuras do Partido dos Trabalhadores, como o Presidente Lula, a Presidenta Dilma e a Presidenta do PT Gleisi Hoffman, saíram em defesa dos companheiros do PCO.

Outro importante veiculo de imprensa operária de grande importância para a esquerda que teve de suspender suas atividades por conta dos ataques fascistas, foi a Tribuna Nacional Antifascista, jornal O Homem Livre (JHL), onde tive o prazer de militar entre 2016 e 2019. 

O JHL era distribuído através dos Correios para mais de 15 estados do país e mais de 40 cidades. O editor do jornal, Leandro Monerato, em comunicado, disse que as entregas dos jornais impressos estavam sendo sabotadas pelos Correios, que hoje se encontra nas mãos dos militares. A tribuna antifascista denunciava desde 2015 que o golpe com a derrubada do PT levaria à uma ditadura fascista. Teve papel fundamental para o levante antifascista que ocorreu no país e internacionalmente durante esse ano, o que nos leva a perceber que esse ataque não ocorreu por acaso.

O Blog Nocaute, que era coordenado pelo escritor Fernando de Morais, também teve de fechar as portas. Morais destacou que o blog vinha sofrendo problemas orçamentários e a situação ficou insustentável durante esse ano. Esse problema de asfixia orçamentária não é um problema apenas da imprensa democrática, os sindicatos e partidos de esquerda também vem sofrendo sucessivos ataques nesse sentido.

O Conversa Afiada, blog criado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, que faleceu no ano passado por conta das perseguições políticas que vinha sofrendo, também teve suas portas fechadas simultaneamente ao Nocaute e o JHL. Após o assassinato de Amorim por parte da ditadura fascista que se estabeleceu no país, os atuais quadros do blog se depararam com inúmeras dificuldades, que inviabilizaram a sua continuidade.

Mesmo com seus organismos de comunicação fechando as portas, sendo atacados com censura e asfixia orçamentária, parte da esquerda continua a defender o aprofundamento da mordaça no país, com o avanço da lei de combate a fake News, que na realidade é a maior das fake News. Pois o estado capitalista e os monopólios de comunicação que o controla, são os maiores propagadores de mentiras e calunias. Como então, que os maiores propagadores de fake News, vão combater as fake News?

É necessário que toda a esquerda por meio de suas organizações, partidos, sindicatos, etc., se unifiquem entorno da pauta da defesa intransigente da imprensa operária e da total e irrestrita liberdade de expressão. Não podemos atribuir poderes ao estado capitalista que o transforme em senhor da verdade. Apenas a imprensa operária e popular, pode revelar os fatos concretos assim como eles são! Permitir que os filhotes de Sergio Moro, que se encontram em todos os Fóruns do judiciário, ditem o que é verdadeiro ou falso, é permitir que a direita fascista tutele aquilo que pode ser dito ou não.

Obs.: As colunas não representam necessariamente os posicionamentos políticos do Editorial do Jornal Voz Operária. O Jornal está aberto as manifestações sinceras dos revolucionários no Brasil. Entre em contato para abrir uma coluna.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s