Vivas ao soldado da Pátria Grande, adiós Maradona!

Hoje o Estádio Azteca chora por um gigante de 1,65m; são um pouco mais de 34 anos desde que Diego Maradona fez um dos gols mais bonitos de todas as copas, carregando a bola desde antes do meio de campo, pela lateral direita ofensiva da Argentina, passando por 4 jogadores ingleses mais o goleiro Peter Shilton.

É claro que, desde episódio das Quartas-de-Final da Copa de 1986, o mais lembrado é a “La Mano de Dios”, ocorrida logo nos primeiros 6 minutos do segundo tempo de jogo. Mas não podemos negar a realidade de que, por todas as suas conquistas, o mundo teria que reconhecer Maradona como um dos maiores gênios do futebol.

Mas Diego Armando Maradona não foi somente um gênio dos campos. Seu posicionamento perante a necessidade de busca por uma realidade mais igualitária e democrática sempre esteve à vista em suas participações com outros grandes nomes de Nossa América. Não era de se estranhar a presença de Maradona com líderes mundiais como Lula, Chávez, Evo, Maduro, Fidel. Neste último caso, Dom Diego nutria uma imensa admiração pela Revolução Cubana, gravada em sua tatuagem de Che no braço direito e de Fidel na perna esquerda – a mesma perna responsável por um dos maiores gols de todas as copas. Maradona também se colocou como “soldado” de Dilma e Lula, mostrando a sua identidade pela esquerda e a sua responsabilidade por projetos democráticos, populares e nacionalistas.

Não por menos Galeano o chamou de “o mais humano dos deuses”.

Ficou a cargo do destino e das coincidências irreverentes do mundo que Maradona morresse no mesmo dia que um de seus maiores ídolos, Fidel Castro, colocando ao mundo ter que se virar em poucas 24h para homenagear duas grandes figuras fundamentais na busca por um mundo diferente. O dia 25/11 deixa de ser um dia comum e se torna um dia com poucas horas para se homenagear gigantes de carne e osso que se dividiram em desejos nos corações e mentes de todos os que lutam por liberdade.

¡Adiós, Diego Armando Maradona! ¡Saludos a Fidel!

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s