Golpistas apoiados pelos EUA tentaram derrubar avião do presidente Evo Morales

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), em seu último livro “Para uma economia Moral” revelou que militares bolivianos sob comando de Washington praticaram atentado contra o avião da Força Aérea Mexicana. Em 2019, a aeronave que transportava o presidente boliviano Evo Morales para seu exílio no México quase foi atingido por um projétil de foguete RPG-7V2.

López Obrador divulgou um relatório da Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) com detalhes do episódio. O texto afirma que a aeronave que transportava o presidente Evo Morales decolou do aeroporto de Cochabamba na Bolívia, e em seguida, foi alvo de disparo um lançador de foguetes RPG.

Durante a decolagem à uma altitude de cerca de cinco mil metros acima do solo, o piloto mexicano Miguel Eduardo Hernández Velázquez notou um rastro de fumaça leve, semelhante ao de um foguete RPG. Para evitar ser atingido, o piloto girou na direção oposta e aumentou a velocidade de subida. O foguete fez uma trajetória em arco e veio ao solo.

Naquele momento, o piloto mexicano não informou o incidente para não aumentar as tensões entre os passageiros e cumprir a missão diplomática de conduzir Evo Morales ao México.

O presidente mexicano indica em seu livro que antes do voo soldados bolivianos armados ameaçaram retirar Evo Morales do avião e também agrediram toda a tripulação. Os militares bolivianos golpearam o piloto que foi atingido por coronhadas no abdômen e apontaram o fuzil para o seu peito.

Depois de persuadi-los por vários minutos, o piloto conseguiu entrar em contato com o general boliviano Jorge Terzos Lara, que lhe deu um prazo de 30 minutos para decolar e deixar o espaço aéreo do país, caso contrário “não se responsabilizaria pela segurança dos ocupantes ou pela integridade da aeronave mexicana”.

Na época, a mídia colonial brasileira, sequer noticiou o fatídico episódio, enquanto tenta se convencer que é defensora da “democracia” apoiou o golpe de Estado e tentativa de assassinato contra o presidente Evo Morales.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s