Justiça na Bolívia reconhece que houve golpe de Estado contra Evo Morales

Na vizinha Bolívia, o Tribunal Constitucional Plurinacional decidiu que o governo de Jeanine Áñez foi um golpe de Estado. O Ministro da Justiça boliviana, Iván Lima, afirmou na sua sentença que houve golpe de Estado, garantindo que em 2019 “nunca houve um vazio de poder” e que “a posse de Áñez era inconstitucional”. A decisão vai de encontro com a decisão da Procuradoria que afirma que, analisando as atas de votação constataram que não houve fraude na eleição de Evo Morales em 2019.

A decisão é fruto de uma demanda da oposição golpista. Na época, uma senadora aliada de Áñez apelou a Corte Suprema alegando que ela deveria se tornar a chefe da casa e que a posse de Áñez era ilegal. A decisão do Tribunal foi não reconhecer nenhuma das duas e pedir uma nova eleição na casa, que nunca ocorreu. Em novembro de 2019, Áñez usurpou a presidência do Senado, após o presidente da casa ter tido sua residência incendiada e seu irmão sequestrado por apoiadores de Áñez.

A decisão emitida pelo Tribunal definiu a ilegalidade da posse de Áñez, que se declarou primeiro presidente do Senado e, em seguida, chefe do Parlamento, em ambos os casos sem votação parlamentar, para posteriormente ter acesso ao Presidência do Estado na sucessão do presidente golpeado Evo Morales.

Em 13 de março de 2021, Áñez foi presa depois que o Ministério Público emitiu um mandado de prisão por acusações relacionadas ao golpe. Ela é acusada junto com outros cinco ex-ministros e generais por “genocídio”, no caso dos Masacres de Cochabamba,  Sacaba y Senkata, onde civis foram assassinados por militares.

A mídia brasileira que fez campanha pelo golpe, alardeando que houve fraude, hoje guarda silêncio diante da decisão da justiça e das acusações de que os golpistas, outrora apoiados pela oligarquia brasileira estão sendo acusados de genocídio. Isso comprova, mais uma vez que não há diferenças entre os membros do governo golpista do miliciano e os membros da “frente ampla” que a mídia brasileira apoia. Pois, ambos são golpistas e querem a morte do povo.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s