EUA dão golpe no Paquistão e retiram Imran Khan do governo

Nesse sábado, dia 09 de abril, o Primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, foi destituído após moção de desconfiança aprovada pelo Parlamento do país. De fato, o titular paquistanês se tornou o terceiro primeiro-ministro do país asiático a enfrentar uma moção de censura. No entanto, ele é o primeiro a ser expulso pelo referido mecanismo.

A moção de desconfiança, que exigia 172 votos no parlamento de 342 assentos para ser aprovada, foi apoiada por 174 membros após um impasse de quase 14 horas entre a oposição e o partido do primeiro-ministro. Houveram muitas denuncias de chantagem e compra de votos para retirar o Primeiro-Ministro.

A votação ocorreu depois que a Suprema Corte do Paquistão revogou na quinta-feira, dia 07, a decisão de Jan de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, dizendo que sua decisão era ilegal e ordenou que a medida prosseguisse a votação da moção.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro considerou a moção de censura como parte de uma “golpe de Estado apoiada pelos Estados Unidos” para derrubá-lo do governo, garantindo que nunca toleraria “interferência estrangeira” nos assuntos internos do Paquistão.

Nesse contexto, Imran Khan denunciou repetidamente que é alvo de uma “conspiração organizada pelos EUA”. Isto devido ter uma política externa independente, sua falta de dependência e sua rejeição ao estabelecimento de bases estrangeiras em território paquistanês; para o qual ele denunciou como “maior crime da história”.

Imran Khan também recusou as ameaças dos Estados Unidos para sancionar a Rússia. Desde então, os Estados Unidos começaram a desestabilizar o governo do Paquistão.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s