20 anos do golpe dos Estados Unidos contra a Venezuela

Por Gabriel Araújo

No dia 11 de abril de 2022 completa 20 anos do golpe na Venezuela, orquestrado pelo imperialismo norte-americano e espanhol, e efetuado pelos seus lacaios da 4ª República e do Pacto de Punto Fijo. 

Os golpistas sequestraram o Presidente Hugo Chávez durante 2 dias e colocaram Pedro Carmona, então presidente da Federação Venezuelana da Câmaras de Comércio, para comandar o poder executivo do país.

O golpe, foi derrubado rapidamente por meio de uma gigantesca mobilização popular em defesa do governo bolivariano. A mobilização foi tamanha, que os trabalhadores juntamente com os militares leais ao governo constitucional, retomaram o Palácio de Miraflores e resgataram Hugo Chávez do sequestro.

Esse fenômeno político, foi um dos maiores marcos da história da Venezuela, pois foi através do mesmo, que o governo bolivariano e o povo trabalhador, aprofundaram o processo de participação popular na vida política e econômica do país.

Um dos maiores exemplos de que se tirou importantes lições do processo de golpe, foi o estreitamento do processo de união cívico-militar, com a reforma de todo o aparato militar com o estabelecimento de uma doutrina nacionalista e a constituição da Milícia Bolivariana, inserindo o povo no processo de defesa integral e de guerra popular.

Isso tem permitido a manutenção, a consolidação e o avanço da Revolução Bolivariana. Isso se comprova, que mesmo com os últimos intentos de golpe e de asfixiamento econômico, o governo bolivariano e as organizações populares, conseguiram reorganizar a economia e a política nacional, através dos Comitês Locais de Abastecimento e Produção, Conselhos Comunais, com o recrutamento de 5 milhões de trabalhadores para a Milícia Bolivariana, a entrega de 3,8 milhões de moradias, e com a conquista de ampla maioria na Assembleia Constituinte, na Assembleia Nacional, nos Governos Estaduais e nas Prefeituras.

Os companheiros venezuelanos souberam aproveitar esses fatos políticos de intervenção imperialista no país, para fortalecer os laços com o povo e intensificar o protagonismo deste último nos destinos políticos do país, o que vem acarretando em sucessivas vitórias da soberania nacional. Os brasileiros, devem retirar lições desse processo venezuelano, para realizar uma intensa luta contra o imperialismo no país e por conseguinte, contra o atual regime político golpista, que tem destruído nossa pátria e colocado nosso Estado Nacional, para atacar a Venezuela, servindo de marionete do imperialismo norte-americano.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s