Le Pen diz que irá retirar a França da liderança da NATO

Nessa quarta-feira, 13 de abril, durante coletiva de imprensa, a candidata à Presidência da França, Marine Le Pen (partido Rassemblement National), afirmou que retirará o país do Comando da NATO. Estrutura encarregada de promover e supervisionar o forças e capacidades da NATO, que desde 2009 está sob o comando francês.

“Se eu for eleita presidente, deixarei o Comando Aliado da NATO, mas não renunciarei ao Artigo 5 de proteção mútua entre os membros da Aliança do Atlântico Norte”, disse a candidata presidencial francesa.

Da mesma forma, Le Pen ressaltou que, se eleita, as tropas francesas não estarão à disposição dos interesses dos Estados Unidos.

Suas palavras vieram em uma coletiva de imprensa, realizada para apresentar os eixos da política externa francesa após sua possível vitória no segundo turno das eleições, entre as quais destacou que ela proporá laços mais estreitos entre a NATO e a Rússia e uma reforma “de dentro” da União Europeia (UE).

“Assim que a guerra russo-ucraniana terminar e for resolvida por um tratado de paz, pedirei a implementação de uma reaproximação estratégica entre a NATO e a Rússia”, disse Le Pen.

Le Pen enfatizou que melhores laços entre a França com a Rússia também impediriam Moscou de se aproximar demais da China. “Isso é do interesse da França e da Europa, mas também acho que os Estados Unidos… que não têm interesse em ver um relacionamento sino-russo próximo emergir”, disse Le Pen.

A imprensa francesa, na campanha histérica contra Le Pen e em favor de Macron, tem associado a líder francesa à Putin. Durante a coletiva deu repercussão à uma insignificante manifestação de apoiadores de Macron, que por sua vez carregavam cartazes com os rostos de Le Pen e Putin envoltos com corações.

Na realidade, Le Pen aponta uma política externa da França mais independente dos Estados Unidos e vem contrariando a postura do Partido Democrata norte-americano de intensificar os ataques contra a Rússia.

Sabia que a partir de 16 centavos ao dia você ajuda a imprensa popular e investiga a se manter? Acesse www.apoia.se/vozoperariarj para saber mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s