Grande Manifestação em Praga contra as sanções e pela neutralidade na Ucrânia

Nesse sábado, dia 03 de setembro, ocorreu uma grande manifestação em Praga, capital da República Tcheca pelo fim das sanções contra a Rússia e pela neutralidade do país no conflito na Ucrânia. Estima-se que mais de 70 mil pessoas (segundo a polícia local) protestaram em Praga contra a coalizão do governo tcheco, exigindo aos governistas que façam mais para controlar a inflação crescentes, a alta do preço na energia e expressando oposição à União Europeia e à NATO, além de manifestar seu repúdio a tentativa do governo de intervir no conflito na Ucrânia.

A manifestação foi organizada por vários grupos políticos, desde a extrema-direita à extrema-esquerda, incluindo o Partido Comunista Tcheco, que disseram que a nação da Europa deve ser neutra militarmente e garantir contratos diretos com fornecedores de gás, incluindo a Rússia.

“O objetivo da nossa manifestação é exigir mudanças, principalmente na resolução da questão dos preços da energia, especialmente eletricidade e gás, que destruirão nossa economia neste inverno”, disse o organizador do evento Jiri Havel.

O protesto na Praça Venceslau, no centro da cidade, foi realizado um dia depois que o governo sobreviveu a um voto de desconfiança em meio a alegações da oposição de negligencia contra a inflação e os preços da energia.

A votação mostrou como a crise de energia da Europa está alimentando a instabilidade política à medida que os preços da energia disparam e a inflação só cresce, já em níveis nunca vistos em três décadas.

O primeiro-ministro Petr Fiala, tentou desqualificar os manifestantes de seu país os taxando de “pró-russos”, ele disse na imprensa do país, que manifestantes “não tinham os melhores interesses do país em mente”.

“O protesto na Praça Venceslau foi convocado por forças pró-Rússia, próximas de posições extremistas e contrárias aos interesses da República Tcheca”, disse ele.

O governo tcheco deu anistia a todos cidadão do país que decidiram ir para Ucrânia lutar com os russos, além de enviar toneladas de armamentos para o país vizinho. Atualmente o governo da República Tcheca ocupa a presidência da União Europeia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s