Guerra escala: Putin declara “mobilização parcial” para defender a Rússia

Nessa quarta-feira, dia 21 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a “mobilização militar parcial” a partir desta quarta-feira (21) para proteger o país da NATO. A mobilização vai reunir 300 mil soldados em todo país.

Em mensagem gravada, Putin especificou que o programa de mobilização inclui apenas “aqueles que estão nas reservas, serviram nas Forças Armadas e possuem habilidades e experiência relevantes”, embora, acrescenta, eles receberão treinamentos militares adicionais antes de ingressarem nas unidades em batalha.

O presidente destacou que o objetivo da mobilização parcial faz parte do mesmo objetivo, ou seja, a libertação total do território de Donbaas (leste da Ucrânia). Ele indicou que os combatentes lutarão no território da autoproclamada República Popular de Donetsk, em Donbaas.

O líder russo fez essas declarações um dia depois que as regiões ucranianas de Donbas (leste) e Kherson (sul) e Zaporizhia (sul) anunciaram que realizarão referendos sobre a adesão à Federação Russa de 23 a 27 de setembro.

A mobilização é a primeira na Rússia desde a Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, o ministro da Defesa, general Sergei Shoigú, proclamou no mesmo dia que a mobilização convoca 300 mil reservistas dos dois milhões que o país possui.

Nesse quadro, Putin acusou os países ocidentais que recorrem a políticas agressivas para manter seu domínio “com todas as suas forças” e “continuam a impor flagrantemente sua vontade a outros países e povos, impondo seus pseudovalores”, atacou.

“O objetivo do Ocidente é, em última análise, enfraquecer, dividir e destruir nosso país”, disse Putin.

Desde o primeiro momento em que a operação militar especial russa começou na Ucrânia, em 26 de fevereiro, a Rússia tem sido alvo de acusações, além de embargos em diversos setores da sua economia, em especial os Estados Unidos, que tem como seu objetivo a destruição e o fracasso do país no campo de batalha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s